Título no Brasil: Livros de Sangue Vol. 1
Autor: Clive Barker
Ano: 1984
Editora: Civilização Brasileira
Páginas: 219
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/2567
Sinopse:O livro se inicia com "O Livro de Sangue", onde uma investigadora de fenômenos paranormais surpreende-se com o seu mais novo pupilo. O que ela não sabe é que o garoto é um charlatão e que suas trapaças vão despertar a ira dos mortos, obrigando-os a romper a tênue linha que nos separam deles.
Continua com "O Trem de Carne da Meia-noite", um excelente conto sobre um assassino que ataca suas vítimas nos metrôs de Nova Iorque, mutilando-as como gado. Um contador chamado Leon Kaufmann, há alguns meses na cidade, descobre por acaso o assassino e seus terríveis propósitos canibalescos. O ritmo de tensão é quebrado pela divertida história "Yattering e Jack", onde um demônio é convocado por Belzebu para atormentar um pacato e indiferente cidadão chamado Jack Pollo.
O "Blues do Sangue de Porco" é um conto de terror cru e eficiente, que se passa numa instituição para menores infratores que guarda um terrível segredo na fazenda anexa aos seus domínios. O livro ainda tem os contos "Sexo, morte e luz das estrelas" que conta a história de um teatro que está prestes a se fechar Lichfield chega alegando que a apresentação que eles estavam ensaiando era a última e depois o teatro será demolido, os estranhos acontecimentos resultam num final surpreendente e macabro. "Nas colinas, as cidades" um jovem casal que estava viajando acaba se perdendo no meio do caminho e acaba encontrando algo que nunca desejaram ver em suas vidas, algo assustador, doentio, algo muito cruel.
Minha Opinião (pode conter spoiler)
Para falar a verdade eu não sou muito fã de contos. Não estou alegando que eles são ruins, o "Livros de Sangue" está aí para provar, pois o livro é simplesmente simples, porém ele é magnífico e original. Não gosto de livros de contos porque eu gosto de entrar no universo do personagem e no conto eu não acho isso possível por ele ser pequeno e acabar muito rápido, tem de ser muito bom para escrevê-los pois o autor pode estar perdendo um grande best-seller em um simples conto.
Achei incrível o primeiro conto pois ele justifica o motivo do nome do livro ser "O Livro de Sangue", mas eu acho que o Clive Barker exagerou um pouco na 'visão' da repórter, achei que ficou um pouco fictício demais, mas aparte que estão escrevendo nele é muito agoniante eu curti muito essa parte.
"O Trem de Carne da Meia-noite", foi um dos contos que eu mais gostei, a definição de personagem ficou simplesmente interessante deu mais vida à história, a forma como ela é contada me fez se sentir na pele do Kaufman, cada medo que ele sentia eu senti também e isso é raro eu encontrar em livros, especialmente em livros de contos, o final me surpreendeu mas eu achei o final um pouco forçado demais, a ideia atribuída pelo autor deixou a história um pouco sem sal, mas o final ficou legal.
"O Yattering e Jack" sinto em lhe dizer caro visitante do blog, mas eu não gostei desse conto, achei ele um pouco fraco, mesmo o conto ter nomes fortes como o do belzebu a história é fraca, a história ficou forçada do começo ao fim, que pai não ia enlouquecer com todas as tramoias do Yatterin? mesmo quando suas filhas estão em perigo ele finge que não acontecendo nada isso deixou a história um pouco sem pé nem cabeça e eu também não entendi o final. (nem me esforcei, já que eu não gostei dele mesmo)
"Blues do Sangue de Porco" esse foi um outro conto que eu gostei mas ele me decepcionou um pouco,não que o conto tenha sido chato é que a razão por eu ter lido o livro foi porque me disseram que esse conto dava medo em muita gente e muitos pulavam esse conto quando iam ler o livro por tal motivo, mas quando eu li não achei algo assim tão forte e surpreendente, mas a ideia do conto ficou genial, a forma como termina deixou com um gostinho de quero ler mais, fora a minha expectativa ter sido muito para esse conto eu não diria que ele foi ruim ele está entre os contos que eu mais gostei do livro 1.
"Sexo, morte e luz das estrelas" esse conto foi bem fraquinho mais a história é boa, ficaria legal para um livro (não em forma de conto) de suspense, acho que venderia muito. Não achei a história ruim eu até que gostei dela mais eu li esse livro porque eu queria ler algo de terror e eu não achei esse conto à altura para ser considerado terror, e a história no começo ela é um complicada de entender, mas depois você acha o rumo certo e fica tudo bem.
"Nas colinas, as cidades" eu achei o final desse conto genial, eu fiquei um pouco receoso pelo casal (não sou homofóbico, só não estou acostumado com a ideia ainda) pelo casal ser gay, mas isso foi no começo depois que a história prendeu a minha atenção nem estava mais ligando para tal bobeira, a forma como ele descreve o segredo da cidade deixou eu muito curioso porque ele soube enrolar bem e isso atiçou muito minha mente, e ela acabou formando o grande segredo antes de ser revelado e isso me satisfez um pouco (eu soltei um yeah na fila do médico, o pessoal começou a me encarar), a forma como terminou o conto foi magnífico, o cara se... à ele. (não vou dar spoiler 'principalmente do final')
Eu não sei se estou sendo justo ao der essa nota mas é o que eu penso o que o livro merece, mas eu recomendo que leiam o primeiro livro eu já estou no segundo. (o primeiro conto eu já li e me surpreendeu muito)
NOTA:
Acabei de terminar o primeiro volume e, por incrível que pareça, o meu conto favorito foi o Yattering e Jack! Haha =)
ResponderExcluirConcordo que alguns contos poderiam ter sido melhores. Não senti medo com nenhum deles, o mais perto que pode ter chegado disso foi a curiosidade e ansiedade por conta do suspense. Mas, medo, medo mesmo, não, não.